top of page
TERAPIA FLORAL EM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS
ESCLARECIMENTOS SOBRE CONCEITOS, INDICAÇÃO, USO E ATUAÇÃO DAS ESSÊNCIAS FLORAIS E DEMAIS
ESSÊNCIAS DE CAMPOS DE CONSCIÊNCIA (ECC)
-
ABRACAMPO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE ESSÊNCIAS DE CAMPOS DE CONSCIÊNCIA
-
CONAFLOR - CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO DA TERAPIA FLORAL
-
ABFH - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS HOMEOPATAS
Nós, pesquisadores e produtores membros da ABRACAMPO, terapeutas florais membros do CONAFLOR, em conjunto com os farmacêuticos homeopatas da ABFH, tornamos pública esta Carta para a Promoção da Terapia Floral em situações emergenciais.
Esta Carta tem a finalidade de apresentar, junto aos órgãos competentes e à sociedade em geral, as particularidades desta importante racionalidade em saúde, enquanto prática integrativa.
A Terapia Floral conquistou uso consagrado pela sua tradicionalidade, adquirida ao longo de muitas décadas, após sua criação pelo médico inglês Dr. Edward Bach (1886-1936). É uma terapia que vem trazendo contribuições muito importantes nos setores humanos, sociais e socioeconômicos, configurando-se como entidade representativa na contribuição para a formação dos profissionais de saúde. Ela é extremamente aceita e solicitada pelos usuários, apresentando baixo custo-efetivo e mínima demanda de estruturas específicas ao setor.
ESSÊNCIAS DE CAMPOS DE CONSCIÊNCIA (ECC)
• Definição
As Essências de Campos de Consciência são preparados naturais, manufaturados de forma tradicional e artesanal, que trazem em seu conteúdo o registro do padrão de uma ou mais manifestações da Consciência originária da Natureza, que, entrando em ressonância com o Campo da Consciência de pessoas, coletividades, animais, ambientes e ecossistemas agem como princípios catalisadores que ativam processos de transformação da Consciência, despertando talentos e potenciais latentes, proporcionando a restauração da paz e o equilíbrio do ser humano e da sociedade.
• Sobre a denominação “Essências Florais”
Histórica e popularmente, este nome genérico tem sido utilizado para designar os Flower Essences Remedies do Dr. Edward Bach, bem como as Essências cocriadas com flores no Brasil. Essa designação permaneceu generalizada, inclusive quando da inclusão das ECC no Sistema Único de Saúde – SUS, abrangendo as diversas formas e especificidades das ECC então existentes, todas elas oriundas de Campos de Consciência da Natureza.
• Atuação
A natureza das ECC é sempre consciencial e sua atuação se dá neste âmbito, sendo os seus efeitos gerados por ressonância entre o Campo da Essência e o Campo do Ser que a utiliza, segundo a complexidade desta interação e a intenção dos usuários, promovendo resultados individualizados de acordo com suas idiossincrasias. As ECC atuam na região dos fenômenos da Alma, da personalidade e demais campos imateriais sutis, numa dimensão transdisciplinar, não trazendo em si nenhum princípio ativo químico, bioquímico ou farmacológico que possam ser identificados com qualquer tipo de análise laboratorial. Dada a sua natureza consciencial, não física, as ECC não têm impacto direto sobre a bioquímica do corpo, como têm os alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas.
• Ação complementar e integrativa
As ECC não são medicamentos homeopáticos, fitoterápicos ou alopáticos. Portanto, não substituem a necessidade de sua utilização, nem dos cuidados médicos ou psicológicos correspondentes. Elas podem atuar simultaneamente com tais medicamentos, sem interferir na sua ação, pois não possuem fármacos ou princípios ativos de natureza material, química e tampouco toxicidade. Sendo originárias dos diversos Campos de Consciência da Natureza e do Cosmos, elas atuam num espectro amplo e sutil. As informações, que podem ser mobilizadas por coerência quântica, constituem apenas uma parte do que são as ECC. Elas possuem inúmeros outros atributos que podem incluir fenômenos particulares da Alma imaterial, frequências e vibrações dos seres focalizados e dos ecossistemas envolvidos, e as intencionalidades de todos os Campos de Consciência interagentes na sua cocriação. As ECC agem como princípios catalisadores de movimentos, que ativam processos de expansão e transformação da Consciência, que despertam talentos, virtudes e potenciais latentes, favorecendo a instauração de novas possibilidades de escolha e, em decorrência destas, possibilitam a restauração da paz, harmonia e equilíbrio do Ser.
• Indicação terapêutica
A indicação e posologia de qualquer ECC, dadas as especificidades e características acima mencionadas, cabem exclusivamente aos terapeutas florais e profissionais de outras áreas, desde que devidamente capacitados e habilitados para fazê-lo.
Fonte: Manual ABRACAMPO: boas práticas de manufatura de Essências de Campos de Consciência da Natureza.
Associação Brasileira de Pesquisadores de Essências de Campos de Consciência –
Florianópolis: Ed. do autor, 2023.
POTENCIALIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA FLORAL NO BRASIL
Humanas:
A Terapia Floral, além da promoção da Saúde Integral a partir de sua singular terapêutica consciencial, detém o potencial de propiciar o acolhimento e promover o bem-estar a uma população em desequilíbrio emocional, com medos, carências afetivas e inseguranças, tanto em situações cotidianas como emergenciais.
Sociais:
Os Sistemas brasileiros de Essências Florais e demais ECC, há mais de 30 anos, investem e patrocinam ações importantes voltadas a garantir o atendimento às populações em situação de calamidade pública. Da mesma forma, realizam doações de Essências, patrocinando trabalhos voluntários realizados pelas Associações, pelo CONAFLOR, pela ABRACAMPO e por diversas entidades da sociedade civil para beneficiar o cidadão e sua família, tanto na área da Saúde Integral como na área da Educação.
Porto Alegre, 16 de maio de 2024.
bottom of page